Table of Contents

  • Este estudo é publicado sob a responsabilidade do Comité de Revisão Económica e de Desenvolvimento da OCDE, encarregado de examinar a situação económica dos países membros.A situação económica e as políticas públicas de Portugal foram revistas pelo Comité em 24 de Outubro de 2016. O projeto de relatório foi então revisto de acordo com o que foi debatido e foi dada a aprovação final como sendo o relatório de todo o Comité a 15 de Novembro de 2016.O projeto de relatório do Secretariado foi preparado para o Comité por Jens Arnold e Sónia Araújo sob a supervisão de Pierre Beynet. Desney Wilkinson-Erb, Corinne Chanteloup, Gabor Fulop e Daniela Crosera providenciaram apoio à pesquisa e o apoio de secretariado foi fornecido por Sylvie Ricordeau e Amelia Godber.O Estudo anterior de Portugal foi realizado em Outubro de 2014.

  • Cálculos com base na OECD Economic Outlook: Statistics and Projections (database).

  • Portugal assumiu um ambicioso programa de reformas estruturais desde 2011. As reformas estenderam-se a um amplo leque de áreas, tais como os mercados de produtos, mercados de trabalho, impostos, regulamentação e setor público. Estas reformas têm apoiado a recuperação gradual da economia portuguesa, com “ventos de feição” adicionais resultantes da política monetária altamente acomodatícia e dos baixos preços do petróleo.

  • Esta tabela apresenta as medidas adoptadas no âmbito das recomendações efetuadas em Estudos Económicos anteriores. As recomendações apresentadas pela primeira vez neste Estudo são enumeradas no capítulo relevante.