1887

Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021

Transformação digital e empregos de qualidade

image of Dinâmicas do desenvolvimento em África 2021

Dinâmicas do desenvolvimento em África usa as lições de cinco regiões do continente – África Central, África Oriental, Norte de África, África Austral e África Ocidental – para desenvolver recomendações em matéria de políticas públicas e partilhar boas práticas. Com base nas estatísticas mais recentes, esta análise das dinâmicas de desenvolvimento visa ajudar os líderes africanos a cumprirem as metas da Agenda 2063 da União Africana a todos os níveis: continental, regional, nacional e local.

A edição de 2021, agora publicada no início do ano, analisa a forma como a digitalização pode criar empregos de qualidade e contribuir para a concretização da Agenda 2063, tornando assim as economias africanas mais resilientes à recessão mundial desencadeada pela pandemia do COVID-19. O relatório identifica quatro áreas principais para a transformação digital de África: colmatar o fosso digital, apoiar a inovação local, capacitar os trabalhadores independentes, e harmonizar, aplicar e monitorizar as estratégias digitais. Esta edição inclui um novo capítulo que analisa as perspetivas de financiamento do desenvolvimento de África no contexto da crise económica mundial de 2020.

Dinâmicas do desenvolvimento em África tem por vocação alimentar o debate entre os membros da União Africana, assim como os cidadãos e os empreendedores. O seu objetivo é contribuir para um novo modelo de colaboração entre países e entre regiões centrado na aprendizagem mútua e na preservação dos bens comuns. O relatório é o resultado de uma parceria entre a Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE.

Portuguese Also available in: French, English

Transformação digital, emprego dos jovens e a Agenda 2063 na África Oriental

Este capítulo analisa a relação entre a transformação digital e o emprego dos jovens nos 14 países da África Oriental: Comores, Djibuti, Eritreia, Etiópia, Madagáscar, Maurícias, Quénia, Ruanda, Seicheles, Somália, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda. Apresenta primeiro uma análise do emprego dos jovens e do desenvolvimento das tecnologias digitais na África Oriental, antes de examinar as possibilidades de a região alavancar a digitalização para a criação de emprego, especificando os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças de tal empreendimento.A terceira secção aborda uma série de desafios fundamentais para a África Oriental: investir em recursos humanos para satisfazer as expectativas futuras dos empregadores, desenvolver mecanismos adaptados para facilitar a transição da escola para o mercado de trabalho, promover programas de literacia digital e instituir um processo para compreender as mudanças tecnológicas. A quarta secção aborda as soluções para estimular o empreendedorismo e a inovação através da implementação de condições regulamentares favoráveis à criação de start-ups locais e facilitar a implementação de parques tecnológicos. A última secção apresenta várias estratégias para a mobilização de recursos para a implantação de infraestruturas regionais e a constituição de um mercado único digital.

Portuguese Also available in: English, French

This is a required field
Please enter a valid email address
Approval was a Success
Invalid data
An Error Occurred
Approval was partially successful, following selected items could not be processed due to error