1887

Dinâmicas do desenvolvimento em África 2023

Investir no desenvolvimento sustentável

image of Dinâmicas do desenvolvimento em África 2023

Partindo de lições aprendidas na África Central, Oriental, Austral, Ocidental e Norte de África, o relatório Dinâmicas do desenvolvimento em África propõe recomendações políticas e partilha as boas práticas de todo o continente. Com base nas mais recentes estatísticas, a análise da dinâmica do desenvolvimento pretende apoiar os líderes africanos a alcançar os objetivos da Agenda 2063 da União Africana a todos os níveis: continental, regional, nacional e local.

Esta edição explora a forma como a África poderá atrair investimentos que ofereçam maior coerência entre objetivos económicos, sociais e ambientais. Os seus mais recentes dados e análises visam apoiar os decisores políticos a melhorar as avaliações de risco, reforçar as parcerias de base africana e a acelerar a integração regional de forma a aumentar os investimentos sustentáveis. Dois capítulos continentais analisam o cenário de investimento de África e as prioridades políticas associadas. Cinco capítulos regionais propõem recomendações específicas em domínios estratégicos, incluindo ecossistemas naturais, energias renováveis, financiamento climático e cadeias de valor agroalimentares.

O relatório Dinâmicas do desenvolvimento em África contribui para o debate político entre governos, cidadãos, empresários e investigadores da União Africana. Propõe uma nova colaboração entre países e regiões, centrada na aprendizagem mútua e na preservação de bens comuns. Este relatório resulta de uma parceria entre a Comissão da União Africana e o Centro de Desenvolvimento da OCDE.

Portuguese Also available in: Italian, French, English

Investimentos sustentáveis de África em tempos de crise mundial

Este capítulo conclui que os países africanos necessitam de investimentos mais sustentáveis para criar empregos e promover o crescimento inclusivo. Descreve em que medida os investimentos e o financiamento sustentáveis não conseguiram responder às oportunidades oferecidas pelo continente analisando o seu potencial de melhoria. Neste âmbito, o capítulo avalia, em primeiro lugar, o contexto de investimento sustentável que está a emergir das múltiplas crises da pandemia de COVID-19, as repercussões globais dos conflitos e das alterações climáticas e fornece uma estimativa do défice de financiamento sustentável do continente. Em segundo lugar, analisa a quebra de confiança dos investidores e o elevado custo do capital como barreiras específicas ao investimento que estas crises amplificaram. Em terceiro lugar, o capítulo identifica as relações de investimento com as pequenas e médias empresas, os investimentos intra-africanos e os investidores institucionais como três áreas que oferecem um potencial inexplorado para apoiar a integração regional e o crescimento sustentável de África.

Portuguese Also available in: French, English

This is a required field
Please enter a valid email address
Approval was a Success
Invalid data
An Error Occurred
Approval was partially successful, following selected items could not be processed due to error